Segundo informa a Lusa, "as exportações portuguesas de metalurgia e metalomecânica atingiram em março um recorde de 2.524 milhões de euros, um aumento homólogo de 27,2%, registando "o melhor primeiro trimestre", 19,7% acima de 2022, anunciou hoje a associação setorial".
A Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) confirmo0u em comunicado que "depois de o ano de 2022 ter confirmado mais um recorde anual, com as exportações do Metal Portugal a atingirem 23.080 milhões de euros, as perspetivas para este ano são naturalmente otimistas, até porque o ano de 2023 regista taxas de crescimento homólogo crescentes, com 13,7% em janeiro, 15,6% em fevereiro e o extraordinário registo obtido no mês de março (27,2%)".
De acordo com a AIMMAP, as exportações para a União Europeia continuam a concentrar a quota mais elevada, com 76% do total das vendas do setor para o exterior.
Espanha, Alemanha, França, Itália, Reino Unido (não incluindo a Irlanda do Norte), Austrália, Japão e Marrocos destacam-se entre os países com maior crescimento absoluto neste período, revelando, segundo a associação, "que os mercados extracomunitários também continuam a ganhar importância".
Ainda assim, o grupo de países para os quais o Metal Portugal mais exportou mantém-se relativamente estável, incluindo Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, EUA, Angola e Países Baixos.
Fonte: Lusa