A nova longa-metragem do realizador Rui Goulart - “Angola Momentos Kodak” - contará com cenas gravadas na M. F. MARTINS em Vila Nova de Gaia. A equipa de filmagens esteve presente na empresa no dia 31 de Maio, para gravação de várias cenas com o ator Duarte Matos.
O filme retrata “os descendentes dos chamados retornados e refugiados que saíram de Angola sem nada e chegaram cá e encontraram bastantes dificuldades”. A longa-metragem de 148 minutos incluiu filmagens feitas em Vila Nova de Gaia, Alcobaça, Caldas da Rainha, Bombarral, Porto de Mós, entre tantas outras localidades. Foi também rodado em Angola, Estados Unidos e no Brasil.
Do elenco fazem parte os atores João D’Ávila, Adelaide João, Miguel Borges, Duarte Matos, entre outros e conta ainda com a participação de várias personalidades como o politólogo Jaime Nogueira Pinto, o Bispo de Bragança, D. José Manuel Garcia Cordeiro e o antigo Bastonário dos Médicos, Germano Sousa.
"Angola Momentos Kodak" será o 14.º filme de Rui Goulart, dando continuidade à longa-metragem "Nascido em Angola” (2017), que foi seleccionado para o Festival Internacional de Cinema dos Camarões – Camiff 2018. Mas o realizador conta também com outras distinções:
• O seu filme "Pensão Internacional" foi, em 2002, o único filme português seleccionado para o Festival de Cinema de Veneza.
• O filme "1.ª Vez 16mm" estreou-se em Portugal, no Brasil e foi o também o primeiro filme português a estrear comercialmente nos Estados Unidos (Berverly Hills), tendo conquistado vários prémios, como o Golden Palm Award LAMA (Los Angeles Movie Awards) ou um Golden Palm Award, no México em 2013.
• Em 2014 foi também premiado no IMA – International Movie Awards in Jakarta
• Em 2015, recebeu o prémio de melhor filme no Toronto International Film Awards.