Foi em 2013 que a nossa contabilista Margarida se juntou a esta grande familia.
O ano até nem foi nada "feliz", a nível nacional, nas "contas". O défice orçamental de 2013 ficou nos 4,9% do PIB, tendo o ano registado uma das taxas de pobreza mais elevada das últimas décadas em Portugal.
2013 foi também o ano do adeus à troika e ficou marcado, lá fora, pelo atentado da Maratona de Boston, pela compra da Nokia pela Microsoft e pelas mortes de grandes líderes mundiais como Margaret Thatcher e Nelson Mandela.
Foi também em 2013 que o estreou o "Bem-Vindos a Beirais" mas para a Margarida foi mais um ano de "Bem-Vinda à MFMartins". Recordando um pouco o seu trajeto, estivemos à conversa com a Margarida numa pequena entrevista.
Como chegou à MFMartins?
O meu primeiro contacto com a M.F. Martins, S.A. foi através da resposta a um anúncio de emprego, pareceu-me um projeto aliciante desde o início.
Desde a minha chegada à empresa, fui agradavelmente surpreendida com as responsabilidades que me foram confiadas e com a confiança depositada, que me permitiram adquirir rapidamente maior autonomia, orgulho-me todos os dias na realização das missões que me são confiadas.
Como descreveria a jornada na empresa ao longo destes 10 anos?
É impossível e incontornável falar da M.F. Martins, S.A. sem falar do seu fundador e “CEO”, Manuel Martins, uma pessoa com um espírito de liderança, resiliente e sagaz, e muito humano, que entendeu um dia valer a pena dedicar-se ao desenvolvimento de um projeto próprio, soube então escolher o caminho mais adequado às suas características pessoais, e a forma bem-sucedida como o desenvolveu está hoje à vista de todos.
O espírito familiar é, para mim, uma grande vantagem, depois de vários anos, posso dizer que a M.F. Martins, S.A. é uma empresa na qual me sinto bem e na qual posso confiar totalmente.
Com o tempo, as minhas responsabilidades tornam-se cada vez mais importantes, sempre me foi proporcionada a possibilidade de acompanhamento de nas decisões importantes da empresa, num ambiente de trabalho positivo e agradável.
Os valores que me foram incutidos pela empresa, são de trabalho, coesão, responsabilidade, respeito, e proximidade entre todos os colaboradores, tornando assim o meu trabalho fascinante e motivador.
A M.F. Martins, S.A. facilita a relação entre todos, existe um bom ambiente e convívio entre os colegas, em que a administração permanece naturalmente muito próxima e participativa.
Quais foram os principais desafios que enfrentou e como os superou?
Nestes dez anos em que colaboro com a M.F. Martins, S.A., cresci enquanto profissional e ser humano, é para mim é um orgulho fazer parte desta equipa, a todo o momento sinto o crescimento e evolução constante da empresa e, ao mesmo tempo, o meu próprio crescimento pessoal. É um grande desafio, pois tenho a perceção clara de que a M.F. Martins, S.A. não é um projeto finalizado, pois contínua em franca expansão.
A M.F. Martins, S.A. sempre encarou os obstáculos como desafios a vencer, mas sempre com o compromisso muito claro de respeito pelos valores humanos, de responsabilidade e solidariedade, foram estes princípios e valores, aliados a uma estratégia de visão a longo prazo, que permitiram à empresa, crescer e atingir o patamar em que se encontra e, acima de tudo, criar uma verdadeira cultura de futuro.
Como profissional posso dizer que é aliciante trabalhar na M.F. Martins, enquanto pessoa, é para mim uma honra poder colaborar com uma estrutura empresarial orientada para o futuro, assente num crescimento sustentado, impulsionadora de uma cultura empresarial que valoriza o mérito, a excelência e a qualidade, mas, igualmente, empenhada em contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.
Nestes últimos 10 anos assisti a uma corrente de mudanças, quer na empresa, quer no mundo, pois hoje as pessoas são muito mais exigentes, notamos que os nossos clientes apesar de disporem de menos tempo para dedicar à aquisição de bens e serviços, tornaram-se mais exigentes e conscienciosos, reforçando a sua opção de trabalhar com a M.F. Martins, S.A. na escolha de produtos personalizáveis, sustentáveis e com disponibilidade quase imediata.
E imaginava que ia trabalhar aqui tanto tempo? Quando me perguntam se imaginava que ia trabalhar na empresa tanto tempo , eu nunca soube responder, pois trabalhar numa área como é a Contabilidade, a assessoria e apoio à gestão é muito exigente, pois para conseguir manter, a qualidade da informação nestas múltiplas frentes, é necessário ser muito ser muito organizada e metódica de forma assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação, e o rigor no cumprimento dos requisitos legais.
Como é que a cultura da empresa influenciou o seu crescimento profissional?
Sempre me foi dada a oportunidade de desenvolvimento profissional e sempre tive grande reconhecimento pelo trabalho realizado.
Eu trabalho diretamente com a administração da M.F. Martins, S.A e existe uma comunicação muito aberta entre nós, o profissionalismo com que todas as questões são colocadas e abordadas, a competência demonstrada nos assuntos já resolvidos e a confiança que sinto em mim é depositada são a base sólida de um relacionamento com muitos e bons anos.
É com muito prazer que faço o meu trabalho diariamente.
Que conselhos daria a alguém que está agora a começar na empresa?
Para quem começar hoje a trabalhar na M.F. Martins, penso que estar disponível para a empresa, trabalhar motivado e com dedicação, talvez seja o melhor princípio!
A M.F. Martins, S.A. proporciona um ambiente de trabalho positivo e saudável para os seus funcionários, por isso, com calma e dedicação pode ser facilmente ser alcançado o sucesso profissional.
A empresa define objetivos claros, mantêm uma comunicação consistente e transparente, valoriza a colaboração, a criatividade e a inovação, onde os funcionários se sentem incentivados a compartilhar ideias e trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns.
Anualmente são definidos incentivos para todos os funcionários, existe ainda um grande investimento no desenvolvimento profissional, através de planos de formação e promoção de um ambiente saudável e inclusivo.
Na minha opinião a M.F. Martins, S.A. é uma empresa que tem tudo o que é necessário para atrair e reter talentos.
Quais os momentos mais marcantes para si na MFMartins nestes anos todos
Os acontecimentos marcantes na M.F. Martins ao longo destes 10 anos foram de facto muitos, mas para mim como Contabilista (TOC) posso referir a transformação da empresa em Sociedade Anónima no ano 2015 e ainda o enorme desafio que tivemos de vencer devido à pandemia suscitada pelo COVID-19, foi a nossa capacidade de nos adaptarmos, transformar e de unir forças em prol de um mesmo objetivo que nos permitiu ultrapassar positivamente este período tão atípico. O espírito de entre-ajuda e de união foi enorme, foi a altura em que senti mais orgulho da equipa que integro e em que senti, sem sombra de dúvida, o valor e o peso que tem a união das pessoas.
Mesmo com 43 anos de história, a M.F. Martins, S.A. continua diariamente na procura constante da melhoria do serviço prestado e da oferta diversificada de produtos de qualidade.